terça-feira, 4 de maio de 2010

Quem sou?

Neyde de Almeida Noronha, mas assino Neyde Noronha.Há pouco optei por assinar Nan Noronha,abreviando o meu nome em conjunto ao sobrenome de família. Pratico a profissão de artista plástica o que faço desde o ano de 1976, profissionalmente.
Nasci na cidade de Niterói/RJ/Brasil em 02 de outubro. Sempre muito curiosa e observadora desde cedo me interessam aspectos culturais e sociais que me rodeiam. Gosto da informação, da comunicação, rodas de artistas plásticos, exposições das quais participo individualmente, coletivamente ou como visitante.
Nunca me detive em informar, portanto sempre escrevi sobre arte, poesia. D'entre tantas atividades culturais atuei em um jornal do Rio de Janeiro/RJ, "O Fluminense", e também em outros jornais de Bairros na minha cidade. Foram Colunas de Arte e entrevistas na rádio Fluminense AM no programa "Prestando Contas" convidando personalidades diversas no mundo cultural. Muitos poetas, músicos, me procuravam.
Naquela época mal poderia imaginar que algum dia estaria neste meio tão amado onde permaneço desde o ano de 1996 que é o mundo da web. Fundamos um grupo de poesias que se chamava "Redescobrir Arte & Poesias"- Quando este grupo sitiado no Yahoo foi extinto, todos os nossos colegas sentiram bastante sua falta, mas já haviam os blogs, e tantos outros sites que chamavam atenção para outros caminhos. Hoje mais do que nunca somos levados a dividir as nossas atenções para eles.
Voltando à poesia confesso que a minha primeira e inesquecível tarefa de "escrever algo que vem de minha alma", foi quando em uma manhã de domingo no ano de 1978ao acordar escrevi "Passos"- Esta pequena poesia que está no site: http://www.neydenoronha.com
Foi este o meu primeiro site, iniciante que era, não me detive em me expor e compulsivamente aparecia, deixava recados, poesias, prosas, amigos me ofereciam prêmios- Eu os retribuia, etc. Foi tudo muito bonito.
No início como participante do site Magriça, o primeiro a me dar crédito e lá com o pseudônimo de Juliana RJ ou mesmo Juliana, não me lembro. Daí, fui seguindo como poeta, como queiram os leitores.
A minha biografia é curta pois não tenho grandes pretensões com esta rica possibilidade de aqui estar, junto de nomes de tão alto gabarito, com altos conhecimentos.
Seguirei esta oportunidade para ousar e usar, como de hábito "A inspiração"- A vontade de dizer o que sinto.
E aqui fica o meu agradecimento aos leitores deste blog.
Como pintora guardo passagens de vida, o dia a dia e até mesmo o que vejo e transmito. Em minhas poesias, como se estivesse pintando. Sempre foi e será um jogo de Vice-Versa.
Na verdade nunca me prendi a escolas e sim ao que a liberdade me impulsiona a fazer.
Sou filha de uma família luso-brasileira, tendo muito orgulho da mistura das duas raças, tão comum no Brasil e tenho orgulho dela que me dedicou tanto amor. Aos meus pais, agradeço e aos meus amigos, assim como a tantos amigos virtuais que me são preciosos e numerosos.
Neyde Noronha
Arte:         http://cochichar-te.blogspot.com/
Poesia:      http://neydenoronha-letrasartes.blogspot.com/
                 http://www.neydenoronha.hpg.ig.com.br/
Notícias:    http://salsaprimavera.blogspot.com/